quinta-feira, 17 de março de 2011

Masters of Wars

Aqui está mais uma vez um clássico de Bob Dylan e como todas suas músicas (sócio-protestantes), esta também tem muita repercussão mundo afora sob as vozes de diversos cantores também conceituados. Uma vez apresentei-lhes “Blowing in the Wind” e agora lhes trago “Masters of Wars” que também é uma de suas músicas mais conhecidas e tem uma letra, no mínimo, revolucionária.


Masters of Wars é um protesto pesado contra homens que governam o mundo construindo-o sob guerras. Que tiram das pessoas o direito de viver, que as enchem de medo e sofrimento e constroem armas para as guerras que eles mesmos criam por um falso ideal. Esses “manipuladores” magnatas que investem apenas para si mesmo causam guerra, e causam mortes, mas NUNCA têm suas mãos manchadas pelos sangues de suas vítimas. Eles manipulam a sociedade como seu “brinquedo” e te dão armas para se defender (“democracia”, rs), mas sempre estão seguros quando são atacados. Bob Dylan ainda aponta:

“Vocês jogaram o pior dos medos
Que possa ser lançado
Medo de trazer crianças
Para o mundo
Por ameaçarem meu filho”

Isto é, as pessoas vivem com receio pelos seus filhos, com medo da violência e injustiça que enfrentarão. De como eles lidarão com o sistema montado por esses magnatas egocêntricos. Mas Dylan os adverte:

“Você quer que eu acredite
Mas eu enxergo através de seus olhos
E eu enxergo através de sua mente
Como enxergo através da água
Que escorre pelo meu ralo”

Com isso, Bob Dylan causou impacto na sua época, mostrando que a música pode ser usada como instrumento (não ARMA!) de revolta social e essa sempre foi sua marca: usar o Folk Rock como protesto social. E até hoje sua música toca, alcançando mais tempo do que o próprio pôde, alcançado mais público do que ele poderia conhecer e o mais importante: mudando as pessoas.

Além do simples ouvir de música, da mudança da mente, a música também pode influenciar DIRETAMENTE na vida das pessoas. Um grande exemplo disso foi a gravação do disco de vinil We are the World que arrecadou cerca de 55 milhões de dólares para o combate da fome na África. Grandes nomes da música participaram dessa gravação tais como: Michael Jackson, Ray Charles, Tina Turner e o próprio aqui citado, Bob Dylan. No total foram 45 artistas. Esse disco foi gravado em 1985.

Outro caso também foi o We are the World 25 for Haiti que também reuniu astros da música contemporânea dessa vez com o intuito de ajudar vítimas do terremoto ocorrido no Haiti. Além disso, o evento comemorou os “25” anos da primeira versão da música.  

Bob Marley também usou a música para revolucionar. Quem conhece, sabe que apesar de todas as críticas que o envolviam as maiores foram devido não só ao incentivo da maconha, mas à sua luta contra a política na Jamaica, contra as guerras e contra tanta violência e diferença racial. Apoiava também seu Deus de origem jamaicana, Jah. Uma vez ele foi cantar num comício pela paz e foi baleado por pistoleiros e ainda assim dois dias depois ele subiu no palco e cantou... E quando o perguntaram: Por quê?
Ele respondeu: "As pessoas que tentam fazer desse mundo um lugar pior, não tiram um dia de folga. Por que eu vou tirar?"


.............



 A música fascina porque além de conter todos os conceitos que poderiam ser discutidos em um diálogo, ou escritos num livro, ela ainda traz isso em harmonia. E uma vez que as pessoas simpatizem com tal, será muito mais fácil e proveitoso transmitir uma idéia e pensamento. Para todos efeitos de falta de comunicação e acesso, a MÚSICA SEMPRE alcançará os lugares mais remotos desse mundo, assim como estou-lhes apresentando esta agora.

Sei que muitos já pensam assim, mas para quem ainda não percebeu, eu vos digo:

“Música é Revolução. Traz paz ao espírito angustiado. Desperta revolta nos injustiçados. Você ouve e você sente. Você não vê, mas sabe que ela está lá e sabe que esse mundo PRECISA dela.”

Deixem a música mudar sua vida...
Música pra mudar!!

A letra completa seguida de sua tradução está logo abaixo:

Masters of War

Come you masters of war
You that build the big guns
You that build the death planes
You that build all the bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks

You that never done nothin'
But build to destroy
You play with my world
Like it's your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly

Like Judas of old
You lie and deceive
A world war can be won
You want me to believe
But I see through your eyes
And I see through your brain
Like I see through the water
That runs down my drain

You fasten the triggers
For the others to fire
Then you set back and watch
When the death count gets higher
You hide in your mansion
As young people's blood
Flows out of their bodies
And is buried in the mud

You've thrown the worst fear
That can ever be hurled
Fear to bring children
Into the world
For threatening my baby
Unborn and unnamed
You ain't worth the blood
That runs in your veins

How much do I know
To talk out of turn
You might say that I'm young
You might say I'm unlearned
But there's one thing I know
Though I'm younger than you
Even Jesus would never
Forgive what you do

Let me ask you one question
Is your money that good
Will it buy you forgiveness
Do you think that it could
I think you will find
When your death takes its toll
All the money you made
Will never buy back your soul

And I hope that you die
And your death'll come soon
I will follow your casket
In the pale afternoon
And I'll watch while you're lowered
Down to your deathbed
And I'll stand o'er your grave
'Til I'm sure that you're dead

Tradução:

SENHORES DA GUERRA

Venham seus senhores da guerra
Vocês que constroem as grandes armas
Vocês que constroem os aeroplanos da morte
Vocês que constroem todas as bombas
Vocês que se escondem atrás das paredes
Vocês que se escondem atrás das mesas
Eu só quero que vocês saibam
Que eu enxergo através de suas máscaras

Você que nunca fez nada
A não ser criar para a destruição
Você brinca com meu mundo
Como se fosse seu pequeno brinquedo
Você coloca uma arma em minha mão
E se esconde da minha vista
E se vira e corre longe
Quando as rajadas de balas voam

Como um Judas do passado
Você mente e engana
Uma guerra mundial pode ser vencida
Você quer que eu acredite
Mas eu enxergo através de seus olhos
E eu enxergo através de sua mente
Como enxergo através da água
Que escorre pelo meu ralo

Vocês aprontam os gatilhos
Para os outros atirarem
Então vocês se afastam e assistem
Enquanto a contagem dos mortos aumenta
Vocês se escondem em suas mansões
Enquanto o sangue dos jovens
Escorre pelos seus corpos
E são enterrados na lama

Vocês jogaram o pior dos medos
Que possa ser lançado
Medo de trazer crianças
Para o mundo
Por ameaçarem meu filho
Ainda por nascer e sem nome
Vocês não valem o sangue
Que corre pelas suas veias

O quanto que eu sei
Para falar fora de hora?
Você pode dizer que sou jovem
Você pode dizer que sou inculto
Mas há uma coisa que eu sei
Embora eu seja mais novo que você
Nem Jesus jamais poderia
Perdoar o que você faz

Deixa eu te fazer uma pergunta
Será que seu dinheiro é mesmo tão forte?
Poderia comprar seu perdão?
Você acredita que pode?
Acho que irá descobrir
Quando sua morte te encontrar
Que todo o dinheiro do mundo
Não comprará de volta sua alma

E eu espero que você morra
E sua morte logo virá
Seguirei seu caixão
Na tarde pálida
E assistirei enquanto eles lhe abaixem
Para seu leito de morte
E ficarei de pé sob seu túmulo
Até ter certeza que está morto

E esse é o link para download da música: http://www.4shared.com/audio/fzzRKiIh/03_-_Bob_Dylan_-_Masters_of_wa.html


A música pode mudar esse mundo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário