segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A grande obra Lecteriana


Caros leitores,
primeiramente fico muito grato em ser convidado para estar participando deste blog adicionalmente aos meus “irmãos” e ter a honra de passar para os leitores A Verdade (The Truth) , para que assim, possamos mudar a compreensividade de mundo, ser radicalmente altruístas e tomarmos atitudes revolucionárias.


Esta postagem não falará precisamente de algo citado anteriormente, mas sim de um personagem a qual tenho tamanha admiração e que tem um pouco dele, infelizmente na maioria dos humanos; o fino, calculista e assassino “gourmet”, Dr. Hannibal Lecter.
Hannibal como sociopata não existiu na realidade, embora batizado em homenagem ao vencedor da Batalha de Grunwald de 1410, e vivo na parte sadista do ID (estoque de energia psíquica; delegado pelo princípio do prazer) de Thomas Harris, autor do best-seller Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal, e Hannibal - A Origem do Mal; sendo os mesmos adaptados para o cinema.
Thomas Harris (imagem ao topo) começou sua carreira como escritor a partir do livro Domingo Negro que se espelhou no atentado das Olimpíadas de Munique, nomeado como Setembro Negro. Na sua carreira de jornalista policial começou a pesquisar em arquivos da Unidade de Ciência Comportamental do FBI, assassinos que comiam suas vítimas, daí surgiu o grandioso “Canibal” Lecter, e também a questão do guerreiro Hannibal, que espelhado pelo personagem de Thomas por ter vasta experiência a partir de outras profissões, que é creditado popular como um dos comandantes, os mais finos da história. O célebre ator que foi convidado para o papel principal não poderia ser outro a não ser Antony Hopkins, que ganhou vários prêmios pela atuação.


Abordarei um pouco de todos os livros não concretizando o final dos mesmos, comentando-os apenas superficialmente, em respeito aos que ainda não leram e pretenderem ler e/ou assistir os filmes; adicionando apenas algumas conclusões de críticas para quem teve o prazer de ver de alguma forma essa estória.
Muitos pensam que a primeira obra de Thomas foi o Silêncio dos Inocentes (primeiro filme lançado), mas literariamente foi o Dragão Vermelho, seguido pelo Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal a origem; para aqueles que assistirão aos filmes na ordem cronológica não ressaltem que irão se confundir, pois os mesmos tendo uma seqüência diferente aos dos lançamentos dos livros, tomam um rumo entendível da estória.

O SILÊNCIO DOS INOCENTES; uma agente do FBI é escolhida para encontrar um assassino que aos matar suas vítimas, pega a pele das mesmas e faz vestimentas a partir delas. Para entender a cabeça do assassino apelidado de Buffalo Bill e conseguir prendê-lo, Clarice é instruída para conseguir ajuda de um psicopata, o psiquiatra canibal Dr. Hannibal Lecter.


HANNIBAL; Sete anos se passaram desde que o Dr. Hannibal Lecter escapou da prisão. O múltiplo homicida agora trabalha na biblioteca de uma família nobre de Florença e transita livremente pela Europa. Clarice Sterling, que entrevistou o Dr. Lecter antes que ele fugisse do hospital de segurança máxima para criminosos insanos, nunca esqueceu o assassino, cuja voz ainda atormenta seus sonhos. Mas também Mason Verger não se esqueceu de Hannibal; vítima que conseguiu sobreviver ao ataque do psicopata e ficou terrivelmente desfigurado. Verger se torna um obcecado pela vingança e percebe que, para fazer com que o Dr. Lecter seja descoberto, terá que usar como isca a própria Clarice Sterling; OBS¹: No livro o final é bem mais amaroso do que no filme, se acaso pretenderem ver, e ter curiosidade, relatarei no Chat do blog.


DRAGÃO VERMELHO; Will Graham é um agente do FBI que por pouco não foi morto por Lecter quando tentava capturá-lo, mesmo ferido conseguiu prendê-lo. Com Lecter já preso, Graham é obrigado a usar o psicopata como consultor para obter maiores informações sobre Francis Dolarhyde, um serial killer que tem deixado a cidade em pânico, por conta de matar famílias e deixar vidro nos seus olhos, o mesmo chamava a si próprio "Dragão Vermelho", baseando-se na ilustração "O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol" de William Blake, visionário e pintor inglês. Mas o que Graham não sabe é que ao mesmo tempo em que Lecter o auxilia em sua investigação também repassa ao próprio Dolarhyde informações sobre a família do policial, tentando assim sua vingança. OBS²: Existem duas versões deste filme, uma de 1986, com Brian Cox interpretando Hannibal e a outra de 2002 interpretado por Hopkins.


HANNIBAL - A ORIGEM DO MAL; Lituânia, leste da Europa, após o fim da segunda guerra mundial, em um episódio traumático, Hannibal, que já havia perdido os pais na guerra, assiste sua pequena irmã Mischa ser assassinada e devorada por soldados cruéis e alucinados pela falta de comida. Parti para Paris para encontrar seu tio, mas é recebido pela Sra. Murasaki Shikibu, uma viúva bela e misteriosa que lhe dá carinho e amor. Crescido, Lecter decidi estudar medicina para se aperfeiçoar retornando às ruínas do lugar e encontra os nomes dos soldados, dando início a sua selvagem vingança.

Existem ainda grandes críticas em relação a um fator duvidoso do que literalmente é a personalidade do Dr. Lecter, se o mesmo é um psicopata ou sociopata. A DSM-IV (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais) define o quadro sociopata como Transtorno da Personalidade Anti-social, também a Organização Mundial de Saúde (CID-10) classifica a sociopatia sob a denominação de Transtorno da Personalidade Dissocial, ou seja, o indivíduo sociopata tem desprezo de obrigações sociais e falta de consideração com sentimentos alheios, possui um egocentrismo patológico, furta, mente, falta de sentimento, de remorsos e de culpa, incapazes de amar. Psicopatia, personalidade psicopata ou personalidade psicopática, designa “enfermo da psique” ou distúrbio mental; Além das características citadas anteriormente, o psicopata combina comportamentos egocêntricos, impulsivos, emoções rasas( Em Silêncio dos Inocentes, Lecter defende sua personalidade psicopata através do estoicismo,pedindo para Starling ler Marco Aurélio, que cita estóico como um indivíduo firme,inabalável, insensível, austero). A falta de empatia, culpa e remorso são complementadas por uma personalidade manipulativa e mentiras . Tem desejo por poder e controle, usando charme, intimidação, violência e o que mais precisar para obtê-los. Alguns psiquiátricos cogitam também o fato de sociopatia com características de atitudes com violência e que chegam à morte, porém finalizamos por questões empíricas de que Lecter é, sem dúvidas, psicopata.


Para concretização desta postagem finaliza-se com os poemas (composto no prefácio do livro Dragão Vermelho) do grandioso pintor e escritor da literatura inglesa William Blake e as URLS para downloads dos filmes.


Porque a misericórdia tem um coração Humano,
A Piedade, um Rosto Humano,
E o amor, a Forma Humana do Divino,
E a Paz o Aspecto Humano.
WILLIAM BLAKE, Cantos de Inocência,
(A imagem Divina).


A Crueldade tem um Coração Humano,
E a Inveja, um Rosto Humano,
E o Terror, a Forma Humana do Divino
E o Segredo, o Aspecto Humano.
Aspecto Humano é um metal forjado,
Forma Humana, uma forja acesa,
Rosto Humano, uma fornalha fechada,
Coração Humano, a sua garganta sequiosa.
WILLIAM BLAKE, Cantos de Experiência,
(Uma Imagem Divina).

O silêncio dos Inocentes RMVB: http://www.megaupload.com/?d=6UOQIRVL
Hannibal a origem do Mal RMVB: http://www.megaupload.com/?d=YGDT3V09

2 comentários:

  1. muito bom ! me deu vontade de ver os que n vi . Sou fã de tudo que abrange o mundo de psicopatas e sociopatas ... eles têm uma mente muita complexa , o q me faz querer entendê-los pra saber o q eles podem ser capazes de fazer .

    ResponderExcluir